Coordenador : Túlio Batista Franco
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 398732.2206.29873.19092023
Departamento/Setor: MPS
Área Temática : Saúde
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Público Interno de Universidades: Doscente e discente das disciplinas ligadas à área da Saúde, principalmente Medicina, Enfermagem, Psicologia, T.O., Farmácia e Serviço Social. Instituições Municipais de Saúde: Público trabalhador de serviços de saúde pública da Rede de Atenção Psicossocial e da Atenção Básica do SUS, incluindo técnicos com nível médio e Agentes Comunitários de Saúde. Público usuário de serviços de Saúde Mental do SUS, Centros de Atenção Psicossocial - CAPS Adulto, Álcool e Drogas, Infantojuvenil, Ambulatórios, e de serviços de Atenção Básica do SUS.
Objetivo
1)Promover compartilhamento de experiências e formação sobre o cenário de práticas, aspectos metodológicos, experimentações e efeitos do dispositivo da Gestão Autônoma do Cuidado e da Medicação em diferentes espaços de cuidado – CAPS adulto, Ambulatório ampliado, ESF, Unidade Básica de Saúde, CAPS Infantojuvenil, CAPS álcool de drogas. 2)Constituir um espaço de formação em que os apresentadores das experiências e debatedores dos problemas tratados são trabalhadores e usuários dos serviços. 3)Ampliar o diálogo dos participantes do Fórum de Apoio e Compartilhamento de Práticas de GAM com a universidade, professores e pesquisadores convidados. 4)Promover a implementação da estratégia GAM em serviços da Rede de Atenção Psicossocial e Atenção Básica a nível nacional. 5)Ampliar a rede apoio que constitui o Fórum de Apoio e Compartilhamento de Práticas de Gestão Autônoma da Medicação promovido desde 2021 pelo Instituto de Saúde Coletiva UFF SIGPROJ: 365284.2033.354917.13032021. Relação com a Sociedade e Impacto Social: Este Curso de Extensão trata de uma tecnologia social em saúde de grande relevância para a ampliação de autonomia, participação e comunicação cooperativa nas relações em saúde. O Curso consiste do compartilhamento de experiências por profissionais de serviços públicos de saúde e usuários destes serviços interessados em colocar em prática a estratégia GAM. O curso é promovido pelo Fórum de Apoio e Compartilhamento de Práticas de GAM do Instituto de Saúde Coletiva UFF o qual tem reunido acadêmicos de nove instituições de ensino e pesquisa (UFF, UFRJ, USP, FIOCRUZ, UNIFESP, UFRN, UFES, UFPR, UNIMONTES) trabalhadores e usuários de mais de trinta serviços de saúde, dezenove municípios e cinco estados (RJ, SP, MG, ES, PE) para a formação, compartilhamento de experiências e apoio à implementação de práticas coletivas promotoras de autonomia e cuidado. O curso constitui um processo de compartilhamento de conhecimento com abrangência nacional que tem impacto em ações de diversos serviços de saúde do país e na formação de acadêmicos na área da saúde da UFF e outras universidades do país, facilitado pelo acesso online. Na primeira edição do curso em 2020 verificou-se que também foram impactados por este processo, serviços de outras políticas públicas como da Assistência Social (Abrigo para população em situação de rua) e Socioeducação (Instituição de privação de liberdade para adolescentes).
Resumo
O Curso compreende um campo problemático composto pela baixa participação das pessoas usuárias no processo de cuidado, assujeitamento nas relações em saúde, segregação e barreiras de acesso a direitos, além de problemas causados por modos de atenção centrados na prescrição de medicamentos. As práticas de GAM têm constituído dispositivos cogestivos que interferem neste cenário problemático ampliando as redes relacionais entre atores no serviço e territórios, fortalecendo a autonomia de usuários e trabalhadores. O Curso é um espaço de compartilhamento das questões envolvidas no processo de construção destes dispositivos e de aprofundamento do diálogo entre universidade, serviços de saúde e comunidades. Objetivos: 1) Promover compartilhamento de experiências e formação sobre o cenário de práticas, aspectos metodológicos, experimentações e efeitos do dispositivo da Gestão Autônoma do Cuidado e da Medicação em diferentes espaços de cuidado – CAPS adulto, Ambulatório ampliado, ESF, Unidade Básica de Saúde, CAPS Infantojuvenil, CAPS álcool de drogas. 2) Constituir um espaço de formação em que os apresentadores das experiências e debatedores dos problemas tratados são trabalhadores e usuários dos serviços. 3) Ampliar o diálogo dos participantes do Fórum de Apoio e Compartilhamento de Práticas de GAM com a universidade, professores e pesquisadores convidados. O Curso foi planejado para ser realizado em oito Módulos em ambiente virtual. Cada Módulo compreende 2,5 h de atividade síncrona em sala virtual e 2,5 h de atividade assíncrona de consulta da referência bibliográfica fornecida, somando 5 horas por Módulo. O atendimento às atividades dos 8 Módulos integraliza uma carga horária de 40 horas.